Carreira Multifuncional

A Revolução Digital muda o Mundo do Trabalho
16/11/2017
Cliente especial: saiba como dedicar a dose certa para cada cliente e todos se sentirão especiais
14/02/2018

 

Você acha possível gerenciar duas carreiras? 

Por Sandra Tornieri (*) 

Saiba como os profissionais de diversas áreas estão buscando o aperfeiçoamento profissional a partir da chamada “Carreira Multifuncional” ou do gerenciamento de duas ou mais carreiras profissionais.

Um professor que é ao mesmo tempo empresário e coach possui uma carreira multifuncional. O segredo para não perder o foco é fazer atividades que sejam convergentes e também que possam enriquecer umas as outras.

Por outro lado existem profissionais que descobriram uma nova profissão a partir de um lazer ou de um hobby preferido. Para Murilo Nogueira, arquiteto e empresário gerenciar duas profissões é bem possível. Ele descobriu que poderia empreender a partir de sua habilidade de cozinhar e criou um restaurante e café, local onde utiliza para receber seus clientes para projetos de arquitetura. Ele soube fazer a convergência para continuar focado nas duas profissões (fonte: Corrente da Globo News, do dia 30.01).

Abrir um negócio a partir de talento especial ou de uma habilidade é uma forma de sentir-se realizado e ao mesmo tempo ter uma renda adicional. Pessoas versáteis e que gostam de inovação geralmente buscam também diversificar as atividades profissionais. Uma área pode ser estímulo para a outra. O que mais desmotiva a maioria das pessoas é a repetição interminável de uma mesma atividade. Na realidade o profissional descansa de uma atividade fazendo uma outra totalmente diferente, ou seja, descansa carregando pedra, mas por um bom motivo.

Um exercício útil para quem ainda não descobriu suas outras aptidões profissionais é fazer uma lista de:

  1. Quais são suas atividades de lazer ou hobby preferido?
  2. Quais são seus talentos especiais?
  3. Quais negócios você já pensou em abrir?
  4. Quais questões ou atividades que você é procurado para ajudar seus amigos ou familiares?
  5. Quais problemas você gostaria de solucionar?

Com essas 5 listas já é possível pensar em diversificar sua atividade profissional, de maneira bem natural, sem forçar uma situação ou reinventar a roda. Na minha opinião todo profissional necessita ter um “plano B” além da sua atividade principal. Tanto pela questão financeira, mas principalmente pela questão motivacional.

As grandes personalidades do passado eram polímatas, ou seja, possuíam mais de uma formação profissional ou eram especialistas em mais de uma área do conhecimento. Veja esses exemplos:

  • Benedict, Ruth Fulton (NY, 1887- 1948): Poetisa, socióloga e etnóloga americana.
  • Rui Barbosa (1849-1923): Jurisconsulto, orador, jornalista, escritor e político brasileiro.
  • Leonardo Da Vinci (1452-1519): Artista, Inventor, Arquiteto, Cientista, Anatomista, Engenheiro Hidráulico e Mecânico.

Por que fixar-se em apenas uma área de atuação se é possível inovar e incrementar? É possível ampliar seu mundo pessoal a partir da versatilidade profissional. Reflita sobre isso!

 

(*) Sandra Tornieri é mestre em Administração Estratégica (UFPR), especialista em Didática e Metodologia de Ensino (UNOPAR), Coach de Carreira (IBC), docente de graduação e pós-graduação em Gestão de Vendas e Inovação e organizadora de treinamentos nas áreas de Carreira, Empreendedorismo, Liderança e Vendas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: