Cliente especial: saiba como dedicar a dose certa para cada cliente e todos se sentirão especiais

Carreira Multifuncional
01/02/2018
Darwinismo Digital: conheça o novo ambiente de negócios
18/03/2018

Você não consegue ser tudo para todos!

Por Sandra Tornieri (*)

O profissional liberal ou empreendedor que está iniciando num novo negócio, normalmente atua com muita mais motivação e costuma se dedica ao máximo para atender e prestar o melhor serviço.

Isso é bem positivo, porém, muitos acabam exagerando na dose quando ficam empolgados com a meta de conquistar novos clientes. Em consequência podem ficar estafados ou sem energias para atender os demais clientes com a mesma qualidade.

10 atitudes para conquistar, manter e atender clientes na dose certa:

  1. Diagnóstico. Antes de começar a prestar o serviço solicitado verifique se o cliente possui outras necessidades. Faça brainstorming, utilize um mapa mental ou perguntas para ampliar as possibilidades do atendimento. Isso evita que o cliente comece a solicitar “n” outras coisas durante a fase executiva do serviço.
  2. Limite. Após identificar as necessidades do clientes verifique até que ponto você, sua empresa ou equipe possuem condições de atende-lo. Seja realista quanto à sua capacidade produtiva. Não crie expectativas irreais.
  3. Planejamento. Faça um plano de atendimento dos serviços para manter a qualidade e dentro de um prazo viável. Na dúvida estenda os prazos de entregas.
  4. Contrato. Por mais que o cliente seja seu melhor amigo, não deixe de redigir um contrato para que as partes possam estar seguras quanto ao que foi combinado, principalmente com relação ao escopo do serviço, prazo e preço. Existem muitos modelos de contratos na internet para diferentes áreas. Caso não encontre faça a adaptação para o seu caso. Essa é a chamada burocracia mínima necessária.
  5. Foco. “Melhor atender bem do que vender” – na realidade o ideal é fazer as duas coisas, porém o melhor atendimento às vezes não resultará na venda imediata. Todo cliente percebe quando o prestador de serviços está sob pressão para vender algo a qualquer custo. Manter o foco no atendimento ao cliente é a melhor estratégia de vendas.
  6. Confiança. A qualidade na prestação de serviço gera confiança. A confiança gera fidelidade. Os valores humanos aplicados no âmbito empresarial geram relacionamentos duradouros com os clientes.
  7. Avaliação. Costuma-se dizer que você conseguiu “cair nas graças” de um cliente quando esse fica satisfeito com seu atendimento ao ponto de indica-lo à sua rede de amigos ou rede social. Essa é o melhor tipo de avaliação: o boca a boca positivo. Mesmo assim é importante ter um instrumento de avaliação para poder melhorar a qualidade do serviço.
  8. Efetividade. Se o cliente já apontou as necessidades de mudanças ou deu sugestões de melhoria, não deixe para depois a implantação das mesmas, caso sejam viáveis. Isso mostrará que você sabe ouvir e valorizar seu cliente.
  9. Responsabilidade. Puxe a responsabilidade para seu profissionalismo. Não busque culpados ao não conseguir cumprir tudo aquilo que se comprometeu a fazer. Assuma os erros ou dificuldades. Desse modo você se mostrará mais forte e ético no negócio. A verdade é sempre melhor e traz segurança entre as partes.
  10. Entrega. A melhor entrega de um serviço bem prestado ocorre quando você tem interesse genuíno em ajudar seu cliente a também obter sucesso em seu trabalho ou em sua vida pessoal. Afinal tudo que fazemos pelo outro poderá se encaixar em alguma área da roda da vida. É nesse ponto que o cliente se sentirá especial.

 

Visão. Cada um de nós é conectado com centenas de outras pessoas.  Se conseguirmos fazer algo bem feito, na dose certa, para cada cliente que nos procura, mesmo que represente um pequeno percentual, já teremos contribuído, de modo indireto, para o sucesso de milhares de pessoas.

 

Deixe seu comentário! Queremos saber sua opinião.

 

(*) Sandra Tornieri é coach (IBC), mestre em Administração Estratégica (UFPR), especialista em Metodologia de Ensino Superior (UNOPAR). Atua na docência de graduação e pós-graduação (UNIOESTE).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: