Saiba como o conceito de si pode influenciar o Marketing Pessoal

O que importa em seu trabalho: fazer o que gosta ou gostar do que faz?
25/03/2018

O que você pensa sobre si reflete em sua visibilidade profissional

Por Sandra Tornieri (*)

É possível criar o marketing pessoal a partir do portfólio ou histórico de realizações profissionais no mundo corporativo, ao longo do tempo. A prestação de serviço com qualidade deixa sua marca de excelência por onde você passa. Esse é um ótimo recurso para criar e manter seu networking, de modo orgânico. É desse modo que surge o canal boca-a-boca, ou das indicações de clientes para novos clientes.

Mas, existe uma questão importante a ser considerada. Por que será que certos profissionais, apesar de prestarem o melhor serviço e fazer o máximo pelos seus clientes, ainda não tem boa visibilidade ou não são conhecidos?

O marketing pessoal também é formado pela autoimagem e pelo conceito de si. Nesse momento importa saber o que você pensa e sente a seu próprio respeito? O autoconceito é formado pelo conjunto de pensamentos e sentimentos que você formou ao longo de toda a sua vida sobre si. Tem relação direta com a autoestima, a autoimagem e a visão de si para o futuro.

Recentemente perguntei a uma de minhas coachees, cliente do Programa Carreira Empreendedora, sobre como ela achava que a autoestima era formada. Sua resposta foi muito interessante: “para estimar a si mesmo é preciso ter motivos. Quem é coerente com o que pensa e faz e consegue seguir seus valores pessoais se sentirá melhor consigo mesmo”.

Concordo com ela e vejo que quanto mais seguimos aquela chamada “voz interior”, ou seja, nós mesmos, mais iremos ter autoadmiração e autoestima alta. O autoconceito de quem é verdadeiro consigo mesmo é mais positivo e saudável. Ninguém está falando aqui de perfeição, mas de pessoas que estão se esforçando ao máximo em tudo que fazem, mesmo errando. Aliás não há muito como aprender sem errar. O erro faz parte do acerto. O que não significa errar sempre a mesma coisa. O mais inteligente é aquele que supera rapidamente seus erros e sempre está buscando ousar em novas experiências.

E por falar em ousar, a autora Tara Mohr, do livro “Ouse crescer: encontre sua voz e deixe sua marca no mundo – um guia prático para mulheres brilhantes como você”, foi quem me inspirou a escrever esse texto que está em suas mãos. Eu recomendo esse livro, não só para as mulheres, é claro! Mas para todas as pessoas que estão repensando o marketing pessoal, a identidade profissional e o desenvolvimento da carreira.

Outro clássico que estou relendo é o “Auto-estima: como aprender a gostar de si mesmo”, do autor Nathaniel Branden. Esse livro é ponto de partida para quem quer redefinir o conceito de si.

Agora que comecei vou até o fim com mais uma indicação de livro! O autor Fernando Dolabela, esteve aqui em Foz do Iguaçu-PR em 2001, lançando seu livro “Oficina do Empreendedor: metodologia de ensino que ajuda a transformar conhecimento em riqueza”, desde então passei a utilizar seus ensinamentos. Vou deixar aqui duas frases que utilizo sobre o conceito de si: “a autoimagem, ou conceito de si, é a principal fonte de criação. As pessoas só realizam algo quando se julgam capazes de fazê-lo”. E a outra: ”a autoimagem irá influenciar fortemente o desempenho do indivíduo”.

Um grande exercício a ser feito ou se preferir uma tarefa de casa, é a autorreflexão sobre si mesmo, para a concepção do melhor conceito de si. As perguntas são:

  1. Quem é você? Formule um conceito positivo e realista sobre si.
  2. O que você já realizou até hoje?
  3. O que você é capaz de realizar?
  4. Quais são suas habilidades?
  5. Em que áreas você se considera competente?
  6. Quais são suas competências profissionais?

Se você gostou deste post deixe seu comentário, faça perguntas, para que possamos aprofundar ainda mais esse assunto.

Assine o canal “Carreira Empreendedora” YouTube e também a página Carreira Empreendedora no Face:  www.facebook.com/coachingcarreiraempreendedora/

Aguardo você!

(*) Sandra Tornieri é mestre em Administração Estratégica, Gestora de Recursos Humanos na RHF-Talentos – Foz do Iguaçu-PR, Coach de Carreira e Docente de Graduação e Pós-Graduação na UNIOESTE-PR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: